redes sociais
tratamentos

Odontopediatria

 

Cuidados precoces garantem um sorriso para vida toda. É com o odontopediatra que a criança terá seu primeiro contato com o dentista, sendo que este primeiro encontro é de fundamental importância para se estabelecer um laço de confiança.

 

A Odontopediatria é a especialidade da Odontologia que cuida da saúde bucal das crianças e pela qual elas tem o primeiro contato com o dentista. Por esse motivo, o trabalho do odontopediatra é tão importante. Quanto mais cedo ocorrer esse contato, mais positiva será sua imagem, facilitando o estabelecimento das práticas odontológicas, sem criar fobias na criança. O dentista deve iniciar sua atenção com a gestante, orientando-a sobre sua saúde bucal e a do bebê. Prosseguindo com o acompanhamento do bebê desde o aparecimento dos primeiros dentes até a adolescência.

 

O odontopediatra atua na prevenção e tratamento da cárie dentária, doença periodontal (problemas de gengiva), hábitos bucais (uso prolongado da chupeta e mamadeira, sucção do dedo, respiração bucal, etc), problemas oclusais (de mordida), traumas dentais, dieta e higiene bucal do paciente. Além de ter conhecimento sobre as várias etapas do crescimento e desenvolvimento da criança. Na maioria dos problemas odontológicos, quando o tratamento é feito ainda em crianças, o prognóstico costuma ser muito melhor, com tratamentos mais rápidos, indolores e eficientes. Principalmente quando há necessidade de uma intervenção cirúrgica ou de tratamentos ortodônticos ou ortopédicos funcionais. Aliás, a Ortodontia e, principalmente, a Ortopedia Funcional dos Maxilares são especialidades complementares à Odontopediatria.

 

Através de procedimentos específicos, durante o desenvolvimento da criança, o dentista consegue criar condições adequadas para que o crescimento das bases ósseas da face ocorram da forma adequada. Na maioria dos casos infantis, a Ortopedia Funcional substitue a Ortodontia. Os odontopediatras que possuem conhecimento também em ortopedia funcional estão melhor preparados para o atendimento de crianças e adolescentes, pois ajudam a prevenir problemas futuros, como extrações de dentes por falta de espaços, dentes tortos, cirurgias das bases ósseas (ortognáticas), além de cáries e até mesmo bruxismo. É importante que haja uma boa comunicação do odontopediatra com a criança e a família para que haja um vínculo de confiança mútuo, alcançando-se o sucesso no tratamento. Assim, esse paciente chega a idade adulta sem medo do tratamento odontológico e com um sorriso bonito e saudável.

 

Atendimento à crianças especiais

 

Pacientes especiais requerem uma atenção mais cuidadosa, tanto por parte dos pais quanto por parte dos dentistas. Não apenas porque exigem cuidados específicos no condicionamento psicológico, mas também porque possuem condições ósseas desfavoráveis a uma mordida adequada e normalmente um certo grau de disfunção motora, ocasionando dificuldades à uma boa higienização bucal. Entretanto, através de um acompanhamento por um profissional capacitado e com a ajuda dos pais, a evolução dos casos costumam ter ótimos resultados quando iniciados em pacientes ainda jovens (quanto mais cedo for iniciado o tratamento, melhores serão os resultados).

Clínica de Reabilitação Odontológica Oral Esthetic - CFO 567
Resp Téc. Dr. Társio Caleb B. Kieling – CRO SC 9220
Rua Frei Rogério, 237 - 1º e 2º andares - Centro - Lages - SC - CEP 88502-160
Fone: (49) 3224.0838 / (49) 98429-4244

 

© 2015 Oral Esthetic - Todos os direitos reservados. Produzido por WLSistemas

faca parte das nossas
redes sociais