redes sociais
Dra. Mônica Aparecida de Moraes Orsatto - 4272

Sou de uma pequena cidade do meio Oeste Catarinense, Rio das Antas. Nasci e fui registrada em Videira, cidade um pouco maior, na região, pois em Rio das Antas o hospital era bem pequeno e não realizava partos em gravidez de risco, como o da minha mãe (por isso sou Aparecida!). Vivíamos entre a fazenda, em Fraiburgo, e a casa na chácara, em Rio das Antas, em época de iniciarmos os estudos eu e meu irmão Fontoura (homenagem ao meu avô paterno), passávamos a semana em Rio das Antas e finais de semana e férias, na fazenda em Fraiburgo.
Foi uma infância feliz, entre a natureza, os animais, o carinho da família, a comida saudável...


Meus pais Francisco e Elisabeth, ensinaram, entre tantos valores, a importância do estudo e de estar preparado para a vida. O dia a dia na fazenda e na chácara, para meus pais, não era muito fácil, a vida no campo requer muito sacrifício e empenho. Todo esforço e dedicação ao trabalho no campo, muitas vezes não tem o retorno esperado, pois depende do clima, do preço no mercado, do trabalho braçal constante, sem férias, remuneração justa... Observava aquele sacrifício todo e pensava que somente o estudo poderia me proporcionar uma vida mais segura financeiramente.


Em Rio das Antas, estudei no Colégio Estadual Santos Anjos, o único colégio com Ginásio (hoje, fundamental 2), na época. Fiz o ensino médio em Caçador, cidade vizinha (naquela época era o Científico), em uma escola estadual também. Para fazer o terceirão, fui morar em Curitiba (mais perto que Floripa, para quem é do Meio Oeste) com meus tios, Nelita e Jaime (meus segundos pais)...


Morar em Curitiba foi uma experiência maravilhosa e difícil, ao mesmo tempo. Uma cidade grande (Rio das Antas tem uns 7.000 habitantes..), onde tudo era novidade, longe dos meus pais, com muita dificuldade de acompanhar o ensino, pois era meu primeiro ano em uma escola particular, Colégio Dom Bosco. Mas, eu tinha um objetivo e tinha uma única chance... pensava que não poderia falhar, pois meu pai, eu temia, não teria condições de me manter por mais um ano em um colégio tão caro...


Estudei muito, me dediquei ao máximo, escolhi o curso de Odontologia, na Universidade Federal do Paraná, um dos mais concorridos da época. Também fiz vestibular na PUC, como segunda opção (se passasse, seria quase impossível pagar).


Passei na primeira tentativa! Eu não acreditava, foi o dia mais feliz da minha vida... Foi uma conquista pessoal muito importante, mais que o próprio dia da formatura... Meus familiares e amigos todos comemoraram, foi um acontecimento na nossa pequena cidade... Passei na PUC também, mas é claro que optaria pela Federal.
Meu pai vendeu umas terras e comprou um pequeno apartamento para eu morar durante a faculdade, meu irmão foi morar comigo. Fiz muitos estágios durante o curso. A cada semestre, fui gostando mais da Odonto, me encantando com a possibilidade de melhorar a qualidade de vida das pessoas, de fazer que com que um sorriso seja “arrumado”.


Por gostar de várias áreas da odontologia, trabalhei em clínica geral por um tempo, fiz cursos de aperfeiçoamento em Periodontia, Cirurgia Oral Menor, Odontopediatria...


Logo depois de formada, voltei de Curitiba e fui trabalhar na minha região, trabalhei em empresas em Caçador e Videira. Conheci meu marido, que também trabalhava na região. Depois de um tempo fomos morar em Santa Cecília, onde montei meu consultório e trabalhei durante 6 anos. Também era funcionária concursada da prefeitura. Em Santa Cecília ainda, decidi me especializar em Odontopediatria, pela ABO, de Florianópolis.


Depois, mudamos para Florianópolis, onde nossa filha nasceu, e trabalhei em Biguaçu, no consultório de um grande amigo, o melhor dentista que conheci, Dr.Célio.


Após 2 anos em Floripa, viemos para Lages, trabalhei 3 anos no PSF, no bairro Santa Helena, tenho grandes amigos de lá. Fiz curso de aperfeiçoamento em PSF, na época fui coordenadora do PSF. Participei da construção do projeto da Residência Multiprofissional em Saúde da UNIPLAC, ministrei aulas na graduação de Odontologia da UNIPLAC por um tempo e também na Residência Multiprofissional. Participei de um curso da FIOCRUZ, à distância, para capacitação de ensino em saúde, curso que abriu meus horizontes para metodologias ativas de ensino e aprendizagem.


Iniciei um trabalho, em parceria com a AMURES, de atendimento ao Portador de Necessidade Especial, que atende toda a região serrana, com apoio da UNIPLAC. Participei de cursos que capacitam o Cirurgião dentista para o atendimento ao especial, promovidos pelo SUS.  O atendimento ao paciente especial é realizado através da SAMT, uma ONG, na qual eu atendo há 8 anos.


Paralelo ao trabalho no serviço público e na Universidade, mantive consultório particular, de Odontopediatria, depois fui convidada pelo Dr. Mohamad, para integrar a equipe da Oral Esthetic.

 

Faço parte da Oral, há 15 anos. Consolidei minha carreira profissional dentro da Clínica Oral Esthetic. Com incentivo do Dr. Mohamad e da equipe, fiz a Especialização e Mestrado em Ortodontia, pelo Instituto Oral Esthetic, no qual, também ministro algumas aulas.

 

Sou uma profissional realizada, feliz com minha profissão, com os laços que criei com meus colegas e pacientes. A odontologia nos instiga a sempre sermos melhores não apenas como técnicos, mas também seres humanos melhores, pois quem trabalha com gente, tem que desenvolver um senso de humanização, de solidariedade. Amo minha profissão, amo ser dentista. Agradeço a todos que contribuíram com a minha história.

Artigos relacionados
“Crianças e Aparelhos Ortodônticos” - 5 dúvidas frequentes
Postado em: 24/06/2021 11:10:36
Ansiedade dos pais na primeira consulta
Postado em: 24/06/2021 11:07:38

Ao levar seu filho ao Odontopediatra, mantenha a calma e a serenidade, esqueça seus medos, confie na equipe. Seu filho interpreta muito bem suas expressões, sua ansiedade... A melhor forma de ajudar é colaborar com o profissional e confiar em seu trabalho. O atendimento odontológico pode ser um momento lúdico, divertido, de conquistas e superações. A parceria entre os pais /responsáveis e o profissional vai garantir uma relação saudável e de confiança com a criança, extendendo-se para a vida toda. Saúde bucal-saúde geral-autoestima💝😁

 

[+] leia mais...

Curiosidades sobre Odontologia
Postado em: 14/03/2019 11:48:04

1- Estabilidade após 4 anos de tratamento Ortodontico

 

[+] leia mais...

Curiosidades sobre Ortodontia.
Postado em: 14/03/2019 11:42:08

1 - Ortodontia, iniciada em fase de dentição mista. Feita em duas etapas, fase ortopédica e fase de ortodontia fixa.

 

[+] leia mais...

Informações sobre pediatria.
Postado em: 14/03/2019 11:39:08

1 - Primeiro molar permanente, nasce perto dos 6 anos. Atrás de todos os dentes de leite, não cai nenhum para ele nascer. É o dente permanente mais perdido, porque muitas vezes não se percebe que é permanente, é de difícil higiene pela localização e por ter sulcos profundos na superfície. Previne-se a perda com uso de Selante e orientação de escovação.

 

[+] leia mais...

Você sabe quando os dentes de leite nascem?
Postado em: 14/03/2019 11:37:24

Você sabe quando os dentes de leite nascem? Acompanhe nas imagens a seguir!

 

[+] leia mais...

Quando se deve procurar um ortodontista?
Postado em: 14/03/2019 11:36:16

Quando se deve procurar um ortodontista?

 

[+] leia mais...

Rachaduras nos lábios
Postado em: 14/03/2019 11:35:26

Frio e vento costumam causar rachaduras nos lábios e região peribucal. Usar produtos a base de vaselina ajud a tratar e prevenir. Gloss e manteiga de cacau também são bons aliados.

 

[+] leia mais...

Dente extranumerário
Postado em: 14/03/2019 11:33:41

Dente extranumerário, dente a mais que nasce no lugar de um normal, atrapalhando a posição ou impedindo o nascimento do dente normal da série. O ortodontista vai avaliar e indicar o melhor momento para extrair.

 

[+] leia mais...

Tratamento de Canal em dente de leite.
Postado em: 14/03/2019 11:32:49

Tratamento de canal em dente de leite. Pode ser necessário e deve ser feito se indicado. Dente de leite guarda espaço do permanente que virá!

 

[+] leia mais...

Mordida Aberta
Postado em: 14/03/2019 11:31:53

Mordida aberta, por bico ou outro hábito. A língua acaba se posicionando na abertura, para falar, engolir e por esse motivo não fecha mais. Com o uso da grade lingual , ocorre o fechamento, evitando tratamentos complexo

 

[+] leia mais...

Acidentes que envolvem perda de dentes.
Postado em: 14/03/2019 11:30:34

Acidentes que envolvem perdas de dentes precocemente sempre causam transtornos a criança e aos familiares, Porém, algumas técnicas podem amenizar o sofrimento, permitindo uma reabilitação até a chegada dos permanente

 

[+] leia mais...

Clínica de Reabilitação Odontológica Oral Esthetic - CFO 567
Resp Téc. Dr. Társio Caleb B. Kieling – CRO SC 9220
Rua Frei Rogério, 237 - 1º e 2º andares - Centro - Lages - SC - CEP 88502-160
Fone: (49) 3224.0838 / (49) 98429-4244

 

© 2015 Oral Esthetic - Todos os direitos reservados. Produzido por WLSistemas

faca parte das nossas
redes sociais